Características Fundamentais do Empreendedor

Empreender e Agir

O Blog dos Negócios teve início em Outubro de 2010 e durante 2 anos, divulgou algumas ideias de negócio a todos aqueles que tinham interesse em criar a sua própria iniciativa empreendedora. Por razões várias o Blog parou a sua publicação. Mas o interesse que tenho pelo tema, levou-me a reactivar o mesmo. Este é um dos primeiros artigos do novo blog e nele vou tentar, de acordo com a minha opinião, enumerar algumas características principais que qualquer empreendedor deve ter.

Primeiro que tudo há um facto que gostaria de realçar : admiro pessoas que possuem ideias. Não interessa que as mesmas sejam geniais ou não. A ideia comanda todo o nosso processo de adesão ao empreendedorismo.  A vontade, cada vez maior, de criar o seu próprio negócio e a aventura, por vezes tortuosa, de iniciar uma actividade por conta própria, leva muitas pessoas ao risco, por desconhecerem se têm o perfil correto ou se o seus projectos, as suas ideias, têm as características principais de serem bem sucedidas.

Empreender também significa ousar a partir de novas formas de pensar e agir. É partir na frente e identificar novas oportunidades de mercado. É ter a dose certa de criatividade, inovação e procurar recursos para desenvolver um negócio, criando novos produtos e serviços ou melhorando os existentes. O objectivo final e principal é transformar o conhecimento, a ideia, em lucro. Todo o empreendedor que acredite e vive a sua ideia, terá sempre argumentos convincentes : na estratégia, no melhor modelo de negócio, nas vendas e nas relações com as envolventes internas e externas. Tem de pensar e agir como um empreendedor. Não pode apenas pensar.

empreender-inovar

Quando me pedem a opinião sobre as características fundamentais do empreendedor, sou levado a pensar que não existe uma tabela, um manual, que defina concretamente essas características. Ás vezes, elas até podem depender do negócio a que se querem dedicar, à zona onde o  mesmo vai ser implementado e até penso que estas características evoluem de acordo com a experiência e grau de culturas dos executantes. Em termos gerais estas são as características fundamentais do empreendedor e na minha opinião as mais importantes:

– Atitude
– Ter metas e objectivos claros
– Abertura ao conhecimento
– Tem de saber passar as ideias do papel à prática
– Conhecimento profundo do mercado
– Não pode ter medo de errar
– Não se pode conformar com o óbvio
– Ter a dose certa de criatividade e ousadia
– Persistência
– Capacidade de superação

Ser empreendedor, hoje em dia, é saber estar e viver num Mundo cada vez mais feroz e competitivo. Quais são, no seu entender, as características fundamentais do empreendedor? Concorda com a nossa visão sobre este tema? Gostariamos de saber a sua opinião!

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

One Comment

  1. Excelente João Coelho… Completa ai: buscam a excelência em tudo que fazem, são extremamente comprometidos, são bons lideres, possuem uma boa rede de contatos, buscam sempre estarem informados sobre o seu mercado e claro, são experts em vendas e negociações…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *