Internet of Things : A Próxima Grande Expansão da Internet

Internet of Things

A forma como acedemos à Internet desde que a mesma foi disponibilizada, variou desde os computadores desktop até aos  dispositivos móveis que hoje quase toda a gente utiliza. Neste momento a Internet está a expandir-se de novo. E está a chegar a todos os dispositivos que utilizamos no dia-a-dia, nos equipamentos urbanos, nos negócios e nas cidades. Surge uma nova era : a Internet of Things.

Internet of Things : Novos Negócios e Novos Mercados

Na conferência do F8 do Facebook, que teve lugar nos dias 25 e 26 Março 2015, Mark Zuckerberg anunciou que estão a prestar especial atenção à IoT ( Internet of Things ), através da sua subsidiária Parse. Esta plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, poderá servir para a criação de apps para uma gama enorme de aparelhos conectados, que podem ir das TVs aos automóveis, dos detectores de fumo aos robots e drones. Quer os drones quer os robots já estão a ser utilizados pelas Empresas, sendo os casos mais conhecidos o da Microsoft que já utilizam robots como seguranças e a Amazon e TNT que utilizam drones para fazer entregas. No caso da Amazon os seus armazéns já utilizam robots para processamento de encomendas.

Aplicações da Internet of Things

Quando nos são apresentadas soluções de IoT, muitas vezes pensamos que estamos num filme de ficção científica. Não estamos! A IoT já está presente no nosso dia-a-dia, por enquanto em pequenas aplicações mas cedo ou tarde vai haver uma expansão de aplicações mais estruturais e com grande dimensão. Por exemplo no ramo automóvel. A Ford e a Intel estão a desenvolver um protótipo chamado Mobii.  Entre muitas outras coisas a aplicação instalada reconhece o rosto do motorista e com base no seu perfil recomenda trajectos, músicas e activa o mapa GPS. O sistema se não reconhecer a pessoa tira uma foto e envia a informação para o smartphone do proprietário. Estas são algumas das opções muitas outras existem.

Internet of Things Mobii Project

A Microsoft e o fabricante de elevadores Thyssengroup, desenvolveram um sistema inteligente e online, para supervisionar os elevadores com o intuito de prestar assistência em tempo real e evitar acidentes com manutenções preventivas nos elevadores da marca.

Nos dias de hoje, são muitos os objectos conectados. Por isso existem várias iniciativas de unificação da Internet of Things. A ideia será criar um protocolo comum capaz de garantir o bom funcionamento da conexão entre os mais diversos dispositivos.

A expansão da IoT vai originar a explosão de novos negócios, novas ideias, novas plataformas e iremos ter com toda a certeza uma vida mais conectada.

Projetos da Internet of Things

Este artigo sobre a Internet of Things da Business Insider dá uma perspectiva muito interessante sobre a evolução da Internet e aquilo que podemos esperar da Internet no futuro. Clique no link e acompanhe o slideshow.

Neste vídeo também poderá ter uma ideia sobre esta nova era da Internet.


Agora é a sua vez !

O que acha da Internet of Things? De que forma pensa que esta evolução vai mudar a forma como vivemos e nos conectamos? Gostaríamos de ouvir a sua opinião.

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *