Aplicações Móveis : Mobile Website ou uma App?

As aplicações móveis continuam a evoluir e os negócios têm de se adaptar a esta nova forma de comunicar. É um facto que cada vez mais usamos smartphones e tablets para aceder à Internet e para pesquisas variadas. O processo para decidir se os Empresários e decisores devem optar por um mobile website ou App pode ser confuso, sobretudo para aqueles que não dominam estas novas formas de comunicar.

Mobile Website ou uma App?

O que escolher? Um Mobile Website ou uma App?

Neste episódio vou ajudá-lo a tomar as melhores decisões e guiá-lo de forma a que o seu negócio possa tomar a decisão que melhor sirva as suas necessidades. Em vez de ler este artigo pode também ouvir o podcast. Click o botão play no player abaixo.
Ouça o nosso Ppodcast

As plataformas móveis são o futuro. As últimas estatísticas dizem que 60% dos Portugueses já possuem um smartphone. Tendo isto em consideração, qual será a melhor opção : criar um mobile website ou uma App? Para começar deve prestar atenção ao seu website principal. Este website deve ser responsivo. Entende-se por responsivo, um website que responde e se adapta ao dispositivo que estamos a utilizar para aceder à Internet. A opção de responsividade deve ser equacionada quando cria o seu website principal. Se o design não for responsivo sugerimos que o altere de imediato. Porque deve ter em consideração que o volume de acessos e pesquisa via smartphones e tablets estão a aumentar, e tem de garantir uma boa experiência e uma boa impressão a quem visita o seu website. A informação deve estar sempre disponível e legível no dispositivo que se está a utilizar.

Na minha opinião não é saber se preciso de um mobile website ou uma App. O mobile website vai ser sempre preciso. A questão agora é saber se necessita, ou não, de uma App.

Perguntas a considerar

  • O seu objectivo é atingir novos utilizadores ou clientes existentes? As Apps são ideais para irmos mais fundo no relacionamento e contacto com os clientes existentes.
  • Será que vai precisar de características que só as Apps  podem disponibilizar : notificações push; acesso aos contactos telefónicos; ligação a outras apps; etc?
  • Pretende que os utilizadores utilizem frequentemente estas características, ou pretende apenas captar o contacto? As Apps representam um investimento significativo e só fazem sentido quando o seu uso é regular diria mesmo repetitivo.

Apps e Mobile Websites têm ambos valor

  • Mais interactividade e funções nativas favorecem as Apps
  • Custo e curto tempo de implementação favorecem os Mobile Websites
  • Acesso Offline favorece as Apps
  • Facilidade nas actualizações, compatibilidades do sistema operativo e simplicidade de uso favorecem os mobile websites

 

Conclusão :

Qualquer Empresa tem de ter uma presença web de qualidade. Os clientes actuais e os prospectos têm de ter acesso ao seu website através dos dispositivos móveis. Por isso uma versão móvel é obrigatória, seja pela responsividade do website principal seja pela criação de um mobile website criado de raíz. Uma App pelo outro lado, só deve ser considerada quando queremos aprofundar mais a relação com os nossos clientes, através de informação mais personalizada e acesso frequente a ferramentas específicas.
Ouça o nosso Ppodcast

Se ainda não sabe o que é melhor para a sua Empresa ou se precisa de informação mais aprofundada sobre este tema, contacte-nos !

Mobile Website

Valorizamos a sua opinião. O que pensa deste artigo? Alguma sugestão ou crítica?

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *