Os 3Ps do Facebook

3ps-facebook

O Facebook é a maior rede social e as Empresas e pequenos negócios devem ter uma presença nesta plataforma. Para os negócios o mais importante é promover a marca, produtos ou serviços, cuja oferta vai ao encontro daqueles que seguem o perfil na rede. Mas uma das questões, que nos é constantemente feita,  diz respeito aquilo que deve ser publicado. Sobretudo no intervalo dos posts promocionais. Ou seja  é o de saber qual a melhor estratégia de publicação de conteúdos no Facebook. Porque é sabido que a postagem constante e repetitiva de posts promocionais não leva a lugar nenhum.

Existem 3 palavras que são essenciais em qualquer estratégia de Facebook Marketing :

Pessoal
Propósito
Promoção

3Ps do Facebook : Pessoal

Este é o “P” mais importante do Facebook e também o mais difícil. Ter uma relação mais Pessoal com os seus fans, ajuda-o a ligar-se com eles de uma forma mais próxima. E partilhar a sua história ou as suas experiências com eles, é a forma de tornar essa ligação mais Pessoal. Por isso há que começar a mostrar mais do que o logo da sua Empresa e os produtos. Apresente aos seus fans, todos aqueles que fazem funcionar a sua Empresa. Pode ser os colaboradores, clientes, fornecedores e até fans da sua página. Eis algumas ideias que podem ser consideradas :

– Fotos dos colaboradores no trabalho, sobretudo fotos onde a alegria seja visível
– Entrevistas com colaboradores e outras pessoas que estão ligadas ao seu negócio
– Fotos de clientes e outros, sobretudo aqueles que negoceiam com a sua Empresa
– Notas de boas vindas a novos funcionários, novos fornecedores e novos Clientes

E no caso de não ter funcionários escreva sobre si mesmo.

3Ps do Facebook -  Pessoal

3Ps do Facebook : Propósito

A regra deste “P” é muito simples : publique o que publicar tudo tem de ter um Propósito . Não importa se o tom é humorístico, promocional ou informativo. Tem de acrescentar valor aos conteúdos que disponibiliza aos seus fans. Se seguir este conselho, vai com toda a certeza obter mais seguidores. E estes vão voltar mais vezes porque sabem que os seus conteúdos têm um propósito e adicionam valor.

Apresento alguns exemplos daquilo que pode ser publicado :

– Dicas e Tutoriais
– Questões, opiniões ou citações sobre o mercado
– Fotos relacionadas com   a sua área de negócios
– Fotos de Clientes a usar os seus produtos
– Notícias e Conteúdos

3Ps do Facebook - Propósito

Comunicar com os seus seguidores de uma forma Pessoal e com Propósito ajuda-o a construir relacionamentos sólidos e duradouros. A partir daqui geram-se mais interacções e cedo ou tarde mais negócios.

3Ps do Facebook : Promoção

Muitos de vós ao chegarem a este ponto do artigo devem ter pensado : isto é o que interessa ! Como é que a minha Empresa / Negócio sobrevive se eu não publicar posts promocionais ? E têm razão caros leitores. Este “P” é muito importante ! Mas há aspectos que deve ter em consideração. Não se esqueça que algumas das páginas que têm mais Likes no Facebook, publicam posts promocionais com tal frequência, que os seus fans já não interagem com ela.

A razão é muito simples. As pessoas não gostam de ser bombardeadas com anúncios ou posts promocionais de uma forma constante, agressiva e repetitiva. E se os seus fans não se empenham em interagir com as suas publicações, então não irão ver, cedo ou tarde, os seus novos posts. Podem até nem aparecer no seu feed ! O nosso conselho é que adicione personalidade e propósito às suas publicações promocionais. Não se limite apenas em escrever “Compre Já”, “Promoção Limitada “, “Saldos” ou quaisquer outros chavões parecidos. Tem de dar a entender que o seu objetivo é conectar-se e interagir com os seus fans, oferecendo conteúdos que adicionam valor e que o seu objectivo não passa, apenas, pela venda.

3Ps do Facebook : Qual a receita mais eficaz?

Não se pode afirmar que existe uma receita que funcione em todos os negócios. Tudo tem de ser estudado e avaliado no momento de se definir qual a estratégia de publicação de conteúdos mais eficaz para a sua organização. Agora que já entende a importância dos 3Ps do Facebook, é altura de definir qual será o seu próximo passo na definição da sua estratégia. Não se esqueça que se for proprietário de um Blog e que se publicar os seus blog posts no Facebook, isto pode ser considerado demasiado promocional. Dependerá sempre dos conteúdos.

 

Agora é a sua vez !

Gostaríamos de ouvir a sua opinião.

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *