Realidade Virtual no Negócio Imobiliário

Óculos Realidade Virtual

 

Se há negócios onde a realidade virtual pode ser implementada, o imobiliário é um deles. Não só porque é um negócio que gera valor, mas sobretudo porque existem muitas empresas e empresários  individuais  que actuam nesta área.  O processo de venda pode ser demorado e por vezes o número de visitas a uma propriedade, até que o imóvel seja vendido, podem ser elevadas. Existem um sem número de ajudas que tentam diminuir estes custos, mas muitas delas não são fáceis de implementar e quando o são, os custos são consideráveis.

CommonFloor Retina : Óculos Realidade Virtual

O CommonFloor Retina é um dispositivo de realidade virtual, cuja construção base é em cartão e que permite às imobiliárias trazerem a realidade virtual para as massas. Para a maioria das pessoas, a busca pelo andar, vivenda, terreno ou loja de sonho é uma tarefa árdua e por vezes extenuante. Se contabilizarmos as deslocações, alimentação e por vezes estadias aos locais de interesse, verificamos que podemos gastar não só tempo mas muito dinheiro neste processo de selecção. O CommonFloor Retina é um dispositivo de realidade virtual que permite simplificar todo o processo, oferecendo aos potenciais compradores vídeos de realidade virtual de várias propriedades. Deste modo poderão fazer uma primeira selecção.

O CommonFloor Retina não é mais do que uns óculos de realidade virtual. Para começar, os utilizadores têm de fazer um download de uma aplicação para o seu smartphone e inserir o mesmo  no dispositivo com a aplicação a funcionar. Depois só têm de segurar os óculos nos seus olhos e imergir nas representações das propriedades que estão em venda. O utilizador controla a visualização com a movimentação da cabeça, permitindo deste modo uma visualização a 360º de cada uma das parcelas ou partes da propriedade. O objectivo será o de proporcionar uma melhor compreensão do espaço, layout e ambiente algo que as simulações 2D não conseguem. O dispositivo é particularmente útil para aqueles que pensam mudar para locais distantes ou para aqueles que consideram a possibilidade de comprar uma propriedade que está em construção ou ainda no papel.

Se fizermos uma busca no mercado, verificamos que existem uma série de ofertas de óculos de realidade virtual para imobiliárias. Dos mais dispendiosos aos mais económicos. Existem várias soluções em cartão dos quais salientamos os óculos de realidade virtual da Google.  Só o simples facto da Google disponibilizar uns óculos em cartão para aplicações de realidade virtual, demonstra que o mercado é apetecível. Os óculos de realidade virtual podem ajudar no processo de escolha de imóveis eliminando custos e ocupação de tempo desnecessário para ambos os intervenientes.

Um negócio que ofereça este tipo de serviço pode ser muito rentável. Nos custos a considerar não podemos esquecer, para além dos óculos em cartão, os custos de criação dos vídeos de realidade virtual e os custos do alojamento das apps nas lojas Google Play e do ITunes. Para criar vídeos de realidade virtual existem muitos sistemas que permitem desenvolver este tipo de media. Quem pretenda iniciar-se com um sistema simples e económico pode filmar através do Iphone e usar um dispositivo de real virtual no seu smartphone.  Outra opção a considerar é a de usar um software que possa fazer a junção de várias fotos num formato panorâmico. Desta forma pode-se criar um vídeo de realidade virtual  com baixo custo e usá-lo nas apresentações aos potenciais clientes.

Qualquer que seja a solução é importante que considere todos os custos envolvidos, a dimensão do mercado e o valor que este está preparado para pagar.

País origem : Índia
Website : http://www.commonfloor.com/retina  e http://www.commonfloor.com/live-in-tour

Queremos saber a sua opinião. Acha que este serviço tem viabilidade para ser usado no mercado imobiliário? Que outro tipo de serviços podem ser usados por esta tecnologia?

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

2 Comments

  1. Olá João, blz?
    Parabéns pelo poste e do conhecimento apresentado pois não conhecia sobre esse CommonFloor Retina. Foi novidade pra mim

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *