Porquê um Site Institucional?

Porquê Site Institucional

Na lista de tarefas a realizar quando se cria uma Empresa, ou se inicia o estudo para um projecto empreendedor, não nos podemos esquecer que existe um Mundo lá fora. E uma das perguntas que se faz, muitas vezes, é o porquê de um site institucional? Mas vou mais longe. Para além de todas as burocracias, aspectos legais, fiscais e financeiros os empreendedores têm de ter em mente que todo e qualquer projecto tem de ter uma presença online. Há quem pense que qualquer pessoa pode criar um site institucional. Sim é verdade !  Através do Word qualquer candidato a empreendedor pode criar um website, uma página no Facebook ou criar um perfil numa qualquer rede social. Mas isto só não é suficiente. E além de não ser suficiente não é profissional.

O nosso conselho é que contacte um Internet Marketer que o ajude a estabelecer uma forte e duradoura presença online. Não basta criar um site ou um perfil numa rede social. Todos os empreendedores, e até empresários estabelecidos, têm de criar as suas propriedades web de forma a atingirem objectivos. Esses objectivos tanto podem ser vendas, obtenção de contactos, tráfego para o site ou redes sociais. Para isso, o Internet Marketer vai ajudá-lo a criar as palavras chave que o ajudarão nos rankings, a encontrar os directórios online onde a sua Empresa deva estar presente, a configurar as webtools para visualização dos relatórios e criar os conteúdos necessários para que o site seja uma referência no mercado.

Longe vão os tempos em que as Empresas apenas distribuíam cartões de visita e anunciavam nos jornais e páginas amarelas. A Internet abriu novos caminhos e a sua Empresa, graças a essa auto-estrada de informação digital, pode chegar a qualquer ponto do Mundo. Um Site Institucional vai dar mais visibilidade ao seu negócio, prestando informação corporativa aos clientes e prospectos e expandir-se na rede através de canais múltiplos com o intuito de chegar ao público que compra os seus produtos e serviços.

Um Site Institucional na Internet é obrigatório para Empresas de qualquer dimensão : grande, média ou inclusivé de muito pequeno porte. Irá comunicar mais facilmente com os seus clientes sobre os seus produtos e serviços, mostrar os seus contactos e mais importante ainda conectar-se através das redes sociais.

A Estrutura de um Site Institucional

O mais importante de um website é a harmonia existente entre o layout e os conteúdos que comunicamos. Todos nós vivemos num ambiente cibernético onde convivemos e interagimos frequentemente com os nossos tablets, smartphones, notebooks e computadores desktop.  Ao desenvolver um website corporativo tem de ter presente este ambiente. Os sites têm de ter uma versão que seja visualizada em qualquer dispositivo.

Resumidamente, um site institucional tem de ter, pelo menos, as seguintes páginas :

Acerca da Empresa
Há quem diga que esta é a página mais importante do site. Descreva a sua Empresa, os seus objectivos, missão, valores, prémios e outras informações relevantes.

Produtos / Serviços
Indique o mix de produtos que disponibiliza no mercado. É importante que enumere as suas características, mas no que diz respeito a preços e outras condições relacionadas é o detentor do site que tem de decidir se essa deve ser incluída.

Contactos
Nesta página deve adicionar um formulário de contacto e outras informações como sejam o endereço, telefone, email e contacto skype se o tiver.

Páginas Legais
A Google considera factor de classificação a existência de páginas legais. Estas podem ser a página de termos de uso, condições de utilização do site, etc.

E a sua Empresa, já tem um site institucional? Quer contar-nos a sua experiência? Se precisar ajuda, saiba que podemos apresentar algumas soluções.

Subscreva a nossa Newsletter

Adira à nossa mailing list para receber as últimas notícias e novidades do nosso blog.

Foi adicionado à nossa newsletter. Obrigado!

Joao Coelho

Fundador de diversos projectos de Internet Marketing, investiu ao longo dos últimos 12 anos na criação de negócios nas áreas das novas tecnologias e em conjunto com os seus clientes, provou que é possível trabalhar em todos os continentes a partir de um minúsculo escritório localizado no Alto Alentejo - Portugal. Para 2015 espera lançar novas ideias de negócio no domínio do Mobile Marketing, Cursos Online e Diretórios Online.

One Comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *